O tratamento Cirúrgico nas lesões do LCA está indicado nas pessoas mais jovens com sintomas de instabilidade articular que praticam atividades físicas como atletas amadores ou profissionais em esportes como o futebol e esportes em gerais.
No entanto, algumas pessoas de maior idade que não sentem instabilidade do joelho no dia-a-dia e estão dispostas a diminuir e mudar o ritmo de atividades físicas pode ser tentado o tratamento conservador.
Cirurgia do Ligamento Cruzado anterior (LCA)
A cirurgia do LCA é feita com pequenos cortes no joelho mediante artroscopia (cirurgia por vídeo minimamente invasiva).
O tipo de substituto do ligamento, conhecido como enxerto são:
- Isquiotibiais (semitendíneo e grácil);
- Tendão quadriciptal;
- Tendão patelar (parte central do patelar);
- Tendão de doadores
Ao iniciar a cirurgia por vídeo (artroscopia), todo o joelho é inspecionado para ver se alguma lesão associada é encontrada. Caso se encontre alguma lesão como do menisco ou da cartilagem, o tratamento é realizado no mesmo ato cirúrgico.
Após inspeção e tratamentos iniciais, túneis ósseos devem realizados nos ossos da tíbia e fêmur com instrumentos específicos e de maneira minimamente invasiva. O enxerto previamente retirado e preparado manualmente, passará por dentro destes túneis e fixado.
Enxerto preso no osso
O enxerto do LCA pode ser fixado no osso com diversos dispositivos como parafusos e botões. Este processo é importante para que se evitem futuros afrouxamentos do ligamento reconstruído. A experiência do cirurgião tem papel importante na escolha do método.